sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EUA e aliados querem "Acesso irrestrito" ao site do Irã


O drama entre o mundo ocidental, liderado pelo presidente Barack Obama, o Irã e continuou durante o fim de semana. No sábado, Obama ofereceu o Irã "um diálogo sério e significativo" sobre polêmico programa nuclear daquele país. Ao mesmo tempo, Obama, com outros aliados e líderes mundiais em acordo, advertiu o Irã de que haveria consequências graves para a desobediência à vontade de uma frente global que está buscando a divulgação integral pelo país do Oriente Médio. Obama disse no sábado ", os líderes iranianos devem escolher agora - podem viver as suas responsabilidades e alcançar integração com a comunidade das nações Ou eles terão de enfrentar um aumento da pressão e isolamento, e negar a oportunidade de seu próprio povo.".

Assim, os EUA, juntamente com a Grã-Bretanha, França, Alemanha, China e Rússia, vai apresentar um "pacote de transparência" em 01 de outubro reunião. O pacote é projetado para destacar demandas específicas por parte dos aliados de transparência sobre as atividades nucleares em todo o Irã. Além disso, o grupo de aliados querem garantias do Irã que suas intenções no que diz respeito a vários sítios nucleares estão realmente relacionados com a produção pacífica de energia nuclear. As demandas vêm nos saltos de um local secreto descoberto nuclear no Irã.

, Disse um porta-voz da Casa Branca, "Depois de esconder este site da comunidade internacional há anos, com total transparência é essencial, e é hora de o Irã a jogar pelas regras como todos os outros." Obama reiterou que o sentimento, acrescentando que "Minha oferta de um diálogo sério e significativo para resolver esta questão permanece em aberto." Obama chegou a dizer que queria ver o Irã "tomar medidas para demonstrar suas intenções pacíficas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário