segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Curiosidade - Um atalho na estrada para Genius


Por Earl Hunsinger

Thomas Edison é famoso por ter dito que "Gênio é um por cento de inspiração e transpiração 99 por cento." Enquanto isso certamente provou ser verdade no caso de Edison, a inspiração pode definitivamente acelerar as coisas. Na verdade, pode-se dizer que a qualidade mais fundamental de curiosidade é ainda mais importante. Enquanto isso, logicamente, parece ser uma qualidade essencial de qualquer cientista, o maior são famosos por um profundo, o sentido de mente aberta e abrangente de curiosidade.

A descoberta pelo físico italiano Enrico Fermi serve para ilustrar este ponto.

No início do século XX, os físicos estavam fazendo um grande progresso na compreensão decaimento radioativo. Em 1919, Ernest Rutherford, comumente conhecido como Lord Rutherford, anunciou publicamente os resultados de um conjunto exigente de experimentos em fenômenos radioativos. Usou um cilindro, selado evacuado, uma extremidade do qual foi revestido com sulfureto de zinco. Quando uma peça de material radioactivo foi colocado na outra extremidade, as partículas alfa produzidos pelo material viajou para baixo do tubo, colidir com o sulfureto de zinco e emissores de "" cintilações de luz. Se o cilindro foi cheio com azoto, os cintilações eram especialmente brilhantes. Rutherford adivinhado, e foi depois provado, que as partículas alfa foram batendo protões para fora do núcleo de azoto. Ao absorver partículas alfa e prótons emissores, os átomos de nitrogênio foram sendo transformados em átomos de oxigênio, essencialmente realizar um sonho dos antigos alquimistas.

Este conceito de criação de novos átomos batendo partículas atômicas em núcleos atômicos existente é conhecido como nucleossíntese. Depois de o nêutron foi descoberto, Enrico Fermi perguntou se ele poderia ser uma melhor ferramenta para a nucleossíntese. Como os nêutrons são eletricamente neutros, eles não seriam repelidos pela carga positiva do núcleo e assim poderiam, em princípio, penetrar em qualquer núcleo, não importa quão grande. O facto de serem descarregadas também feita produzindo uma corrente de-os mais difíceis. Fermi descobriu que, se ele bombardeados um bloco de parafina com protões, um fluxo de neutrões seria gerada pelas colisões atómicas.

Ele e seus colegas começaram bombardeando átomos de hidrogênio com nêutrons, gradualmente e trabalhou sua maneira através da tabela periódica. Eles não tiveram resultados até 21 de março de 1934, quando, depois bombardeando com nêutrons flúor, eles acabaram com um isótopo radioativo flúor. Logo eles começaram a sintetizar outros isótopos radioativos. Inicialmente, eles pensavam que nêutrons de alta energia rápidas iria funcionar melhor para a nucleossíntese. Então descobriram um fenômeno interessante. Eles tiveram resultados diferentes quando se usa uma mesa de madeira que ao usar uma mesa de mármore. Os resultados foram melhores se a fonte de neutrões foi colocado sobre a mesa de madeira. Fermi tinha um palpite de que os nêutrons se desacelerado pela madeira na tabela. Depois, ele usou água e parafina para tentar conseguir o mesmo resultado, diminuindo o fluxo de nêutrons. Ele ficou surpreso ao saber, ao contrário de suas expectativas, que os nêutrons lentos tinham uma probabilidade maior de interagir com os núcleos, e assim produziu melhores resultados.

Qual é a moral da história? A curiosidade ea mente aberta, por vezes, pagar dividendos inesperados. Algumas pessoas, até mesmo cientistas experimentais, teria ignorado as discrepâncias, talvez até se irritado com eles. Afinal, a consistência ea reprodutibilidade são essenciais na condução de experimentos. Em vez de estar chateada com os resultados inesperados, Fermi estava curioso. Ele fez a pergunta simples, porquê? Por que houve uma diferença? Isto levou ao sucesso da experiência e uma maior compreensão da física atômica, e contribuiu para sua reputação como um dos maiores físicos do século XX.

Claro, essa descoberta também foi um passo no caminho para a confecção da bomba atômica, a guerra fria, ea idade MAD em que nos encontramos hoje, então talvez curiosidade tem um lado negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário